domingo, 16 de dezembro de 2012

Enantiómeros

Os enantiómeros são uma classe de isómeros que pertencem aos isómeros óticos, ou seja, são caracterizados por diferirem em regiões que contém pelo menos um carbono quiral.
Os enantiómeros são considerados imagem de espelho um do outro, tal como acontece com as nossas mãos. São, portanto, moléculas simétricas e não sobreponíveis.
No entanto, quando se tenta comparar dois potenciais enantiómeros, nem sempre é fácil imaginar a rotação das moléculas no espaço de forma a verificar se se tratam de imagens de espelho uma da outra. Por isso, o melhor a fazer é utilizar a definição de enantiómero. Essa definição diz-nos que os enantiómeros são moléculas que diferem entre si na configuração de todos os carbonos quirais. Portanto, o que se deve fazer é:
1. Identificar todos os carbonos quirais da molécula.
2. Verificar se a configuração de cada um deles se mantém ou difere no possível enantiómero.
Quando eu falo em configuração diferente, estou a referir-me à situação em que é impossível sobrepor todos os substituintes de um carbono quiral nas duas moléculas. Se a configuração de TODOS os carbonos quirais for diferente, são enantiómeros. Se existir pelo menos um carbono quiral com a mesma configuração nas duas moléculas, já não são enantiómeros.
Finalmente, por definição, quando existe apenas 1 carbono quiral numa molécula, e a correspondente configuração é diferente nos dois isómeros, tratam-se de enantiómeros.

2 comentários:

  1. Olá Mundo da Bioquímica!
    Sou estudante de Biologia e fiquei em duvida neste assunto, pois, quero saber se os enantiômeros podem estar lado a lado em uma cadeia de aminoácidos.
    Desde já, agradeço o post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andy,

      não percebi muito bem a tua questão... Estás a perguntar se uma proteína pode ter os 2 enantiómeros de um aminoácido na sua composição? Não conheço nenhum caso em que isso acontece, pois normalmente na natureza os aminoácidos estão quase sempre na forma L, mas não me parece que seja impossível que isso ocorra.

      Volta sempre! :)

      Eliminar